Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Diretor da Escola Estadual de Ensino Médio, Prof. Francisco Valdemir, Divulga Nota de Esclarecimento


Dado a situação climática que vivenciamos na escola, pelo fato do ambiente ser fechado, o calor se torna insuportável. E parte da imprensa local tem incisivamente feito comentários a nosso respeito sobre o assunto. Também fomos questionados pelos vereadores do município por que não climatizávamos as salas de aulas, uma vez que obtiveram informação SEE que tínhamos dinheiro em caixa suficiente e poderíamos usar para tal fim. E que a não “climatização seria um problema de gestão”. Ou seja, do atual gestor.

Muitas vezes se fala      sem conhecimento de causa, sem a oportunidade do contraditório, e sem as informações corretas e concretas. Por esse motivo, resolvemos fazer alguns esclarecimentos internos (reunião com Professores e Conselho Escolar), aos nobres vereadores o qual já fizemos, e por último a nossa comunidade através das redes sociais.

Estamos fechando esse segundo ciclo de oito anos de administração escolar como diretor e nunca tivemos problemas nas nossas prestações de contas, somos uma das únicas escolas do Estado em dia com seus recursos diante do MEC. Ou seja, estamos adimplentes. E bom frizar, que esses recursos são estritamente prioritários para as questões pedagógicas em sala de aula atendendo o currículo do aluno, e na suficiência deste, se aplica os produtos de capital, repara e manutenção da Unidade de
Ensino.

No momento a escola conta com quatro recursos diferentes, e de semelhante valor: PDDE/SEE, PDDE Qualidade, PDDE Estrutura e FNDE/Educação Básica. Com exceção do primeiro recurso, todos os outros tem seus valores de capital/custeio, definido pelo MEC, não sendo permitido a alteração, e muito menos juntada de recurso para aumentar os valores. A prestação de contas de cada recurso é feito separadamente. E o Plano de Ação (Base de Dados) encaminhado para setores diferentes.

A Gestão Financeira da escola é diferente de nossa gestão pessoal, não podemos sair comprando tudo que julgamos prioridade sem prévio planejamento, precisamos ajustar cada valor dentro de seu devido programa/recurso, e na maioria das vezes o que é destinado a capital não dar para comprar o que almejamos.

A “climatização” sempre foi prioridade nossa, mas dado a necessidade de mexer na infra-estrutura (baixando o forro ou fechando todas as fretas de madeira e alumínio de onze salas de aula), e a instalação elétrica (mudar a fiação e transformar em 220v), e sem recursos para executar tal ação. A recente reforma realizada na escola e as adaptações não contemplaram instalação de ar condicionado. Portanto, mais uma vez a escola precisa da parceria do Estado para climatizar as salas de aulas.

A escola lida com mais de mil e trezentos alunos divididos em três turnos, e sempre cumpre fielmente se projeto financeiro de forma consciente e responsável. Somos transparentes dentro e fora dela, estamos pronto e apto a fazer qualquer esclarecimento a nossa comunidade, assim como fizemos hoje com uma comitiva seleta de Vereadores que nos visitaram.


Professor Francisco Valdemir Tavares da Silva

Diretor – Escola de Ensino Médio José Gurgel Rebello

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.