Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Campanha para conselheiro tutelar chega em sua reta final

A campanha para conselheiros tutelares dos município de Feijó já está na sua reta final  Na capital, o trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social e pela primeira vez a eleição de todos os conselheiros tutelares do país ocorre em uma data única. A medida, para os envolvidos com essa questão, é um avanço e fortalece o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
Em Feijó, são 14 candidatos, Edileia, Gleidi, Frank, Maria do Socorro, "Nega", Andreia Mendes, Bitinha, Joana, Sebastião, Francinelson, Claucide, Loudes, Isângela, "Isa", Jedemark e Débora, para composição do único conselho tutelar existente em Feijó. “A eleição será coordenada pela prefeitura de Feijó, por meio da comissão especial eleitoral e não utilizará urna eletrônica. O Ministério Público está acompanhando e acompanhará todo o processo.
A eleição ocorrerá no dia 4 de outubro de 2015. Segundo a Lei Federal nº 12.696/12, que determinou a eleição unificada, os conselheiros terão o mandato de quatro anos e acesso a direitos sociais, como licenças maternidade e paternidade, cobertura previdenciária, férias com acréscimo de um terço no salário e gratificação natalina. 
Atualmente, o país possui 5.949 conselhos tutelares em funcionamento. Para fortalecer a atuação desses órgãos, está em execução diversas políticas públicas no âmbito do governo federal. Entre as ações estratégicas estão a distribuição de equipamentos aos conselhos tutelares, a construção de unidades modelos e a implementação da Escola de Conselhos, que oferece formação continuada para conselheiros tutelares com matriz pedagógica.

É um processo muito democrático. Qualquer pessoa pode votar desde que tenha o Título de Eleitor. 

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.