Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Gabarito do Enem é tabu para grupo que teme ficar abalado por erros

Vestibulandos ignoram correção para evitar impacto em outros vestibulares.
Metodologia do Enem, a TRI, complica previsão de desempenho, afirmam.

Do G1, em São Paulo

Os gabaritos oficiais do Enem foram divulgados nesta quarta-feira (28), mas para muitos estudantes eles não fazem nenhuma diferença. Muitos candidatos optaram por não verificar o número de acertos e comentaram nas redes sociais. Eles apontam dois motivos.
O primeiro é que a metodologia aplicada na correção do Enem, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), pode fazer com que dois estudantes com o mesmo número de acertos tenham notas diferentes. Então, mesmo corrigindo o gabarito, não dá para prever a nota no exame. As notas só serão disponibilizadas peloMinistério da Educação (MEC) na primeira semana de janeiro.
O segundo motivo é que o Enem foi o "start" para a maratona de vestibulares e se o candidato não tiver um bom desempenho, pode ter sua auto confiança abalada nos exames futuros.
"Não vou corrigir por conta da correção diferenciada do Enem. Eu não tenho como saber minha verdadeira nota. E isso vai influenciar nas minhas próximas provas", diz Clarice Gomes, de 21 anos, que fez seu quarto Enem. (veja o vídeo acima)
Em busca de uma vaga no curso de medicina, Clarice ainda vai enfrentar 11 vestibulares de universidades particulares, além do exame da Uerj, no Rio de Janeiro.
Veja alguns posts dos alunos no Twitter:

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.