Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Após Dia do Evangélico, deputado do Acre quer criar Dia do Católico

Projeto de lei quer instituir data comemorativa para dia 20 de janeiro.
Padre Mássimo Lombardi diz que data é 'desnecessária'.

Iryá RodriguesDo G1 AC
Deputado apresentou projeto de lei que institui Dia do Católico para ser comemorado dia 20 de janeiro (Foto: Reprodução/Aleac)Deputado Manoel Moraes quer criar Dia do
Católico (Foto: Reprodução/Aleac)
Após o Dia do Evangélico, comemorado no Acre no dia 23 de janeiro, o deputado estadual Manoel Moraes (PSB) quer criar o Dia do Católico.
O projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) quer instituir a comemoração para o dia 20 de janeiro.
Segundo o autor do projeto, nada mais justo do que ter um dia para lembrar de uma das religiões mais antigas e que tanto contribuiu com a história do Brasil.
"A intenção é dar o mesmo direito aos católicos. Além disso, é porque muitos municípios do Acre têm como padroeiro São Sebastião e com isso, muitas pessoas vão pagar promessa nesses municípios. Quando a data cai na semana, a pessoa não tem como ir e não cumpre suas promessas. Com o feriado, elas vão poder ir", diz o deputado.
Padre diz que data é 'desnecessária'
O padre Mássimo Lombardi, da Igreja Católica de Rio Branco, não concorda com a criação do Dia do Católico.

Segundo Lombardi, datas comemorativas como essas são para entidades e classes que se sentem prejudicadas ou inferiores e têm algo a reivindicar.
"Existe o Dia da Consciência Negra para lembrar esses povos que tanto sofreram, o Dia da Mulher, porque ela tem que ser mais valorizada. O Católico não precisa de um dia. Nós católicos somos felizes e não temos nada para reivindicar", afirma o padre.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.