Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Câncer de próstata, o índice da longevidade do homem?

“Se os homens desenvolvem câncer de próstata é porque estão vivendo mais”, afirma urologista
O médico urologista Mauro Trindade destacou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde do homem. (FOTO: JÚNIOR AGUIAR/SESACRE)
O médico urologista Mauro Trindade destacou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde do homem. (FOTO: JÚNIOR AGUIAR/SESACRE)
BRUNA LOPES
O médico urologista e coordenador do Programa Saúde do Homem no Acre, Mauro Trindade, afirma que se todos os homens viverem até os 100 anos certamente terão câncer de próstata. Por isso, o reforço das ações e medidas previstas no Novembro Azul tem o intuito de promover e preservar a saúde do homem.
Embora o movimento chame a atenção para a prevenção e combate ao câncer de próstata, o médico alerta para outros cuidados com a saúde da população masculina, como hipertensão, diabetes, obesidade e câncer de pulmão e de estômago, por exemplo.
“Meu desejo é que todos os homens morram de câncer de próstata. Se os homens desenvolvem câncer de próstata é porque estão vivendo mais. É para isso que trabalhamos. Em anos de atuação, o único caso de câncer de próstata precoce que tive foi com um homem de 48 anos”, comenta Mauro Trindade.
Apesar da intensificação das ações, o ideal é que os homens procurem os serviços de saúde durante o ano inteiro. “Para que o homem se sinta acolhido nas unidades de saúde, precisamos superar a barreira institucional. Precisamos criar um ambiente voltado para o homem, oferecer, inclusive, horário diferenciado, já que ele, geralmente, é o provedor da casa”, explica o coordenador.
“Não adianta chegar à unidade se é tudo cor de rosa ou só voltado para os bebês ou para as crianças”, aponta o médico. Hoje, algumas unidades estão oferecendo atendimento especializado para homem em dias e horários alternativos.
O presidente do bairro Tancredo Neves, Luiz Albuquerque, 57 anos, confirma que o ambiente ajuda a estimular o homem a se sentir mais à vontade na unidade de saúde. “O ambiente ajuda a relaxar, porque nem sempre é fácil encarar o médico. Hoje, o médico prescreveu exames para conferir o colesterol e a glicose. Ajudei na divulgação dessa ação. Acredito que é fundamental o homem cuidar da saúde, antes mesmo que alguma doença ocorra”, afirma Albuquerque.
Médico confirma que homens mais jovens estão se prevenindo
Antonio Costa, 58 anos, já fez o exame 2 vezes. (Foto: Bruna Lopes/ A GAZETA)
Antonio Costa, 58 anos, já fez o exame 2 vezes. (Foto: Bruna Lopes/ A GAZETA)
O clínico-geral, Cleiciano Amorim, confirma que é notório, mesmo que de forma tímida ainda, que o público masculino mais jovem tem procurado mais as unidades de saúde. “O ideal é fazer como o seu Luiz, que mesmo sem sentir nada vem ao médico uma vez por ano”, destaca.
Mauro Trindade confirma a tese do médico. “É importante que os homens entendam que não é só o câncer de próstata que pode prejudicar a saúde masculina, existem outras doenças iguais ou até mais agressivas. Ir ao médico regularmente ajuda no diagnóstico precoce e facilita o tratamento”, orienta.
No dia D das ações para o homem, realizado na Unidade de Saúde da Família Platilde Oliveira da Silva, no bairro Tancredo Neves, mais de 60 pessoas compareceram, aponta a coordenadora administrativa da unidade, Marly Alves.
Foi assim que Antonio Costa, 58 anos, fez pela segunda vez o exame para diagnóstico do câncer de próstata. “Apesar do preconceito que envolve esse assunto. Com a saúde não se brinca. Falo isso para todos os homens que conheço. Tento conscientizar a todos sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e outras doenças”, destaca.
Os homens apresentam maior mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos de vida. A cada três mortes de pessoas adultas no Brasil, atualmente, duas são de homens.
“Eles, além de serem mais propensos a acidentes ou à violência, também apresentam mais resistência a procurar cuidados médicos e a realizar atitudes preventivas”, relata o urologista.
De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS), as doenças prevalentes que levam à mortalidade da população masculina são evitáveis, em geral, com a prática de hábitos saudáveis ao longo da vida, como é o caso das doenças do aparelho circulatório e algumas formas de câncer, por exemplo.
Métodos de prevenção do câncer de próstata não estão completamente elucidados, mas sabe-se que uma vida saudável, com exercícios físicos, livre de tabagismo, aliada a alimentação rica em licopeno (presente no molho de tomate), selênio e vitamina E estão entre as medidas mais sugeridas para se prevenir o câncer de próstata.
Clínico-geral afirma que não é necessário sentir dor para buscar fazer exames. (Foto: Bruna Melo/ A GAZETA)
Clínico-geral afirma que não é necessário sentir dor para buscar fazer exames. (Foto: Bruna Melo/ A GAZETA)
Com que idade fazer o exame?
O mais provável é que os pacientes com câncer localizado na próstata não apresentem nenhum sintoma. A partir dos 50 anos, o homem deve fazer anualmente o toque retal, e o exame de sangue (PSA – antígeno específico da próstata).

Através do toque retal, palpa-se a próstata e se avalia seu tamanho, consistência e a presença de nódulos, que podem ser sugestivos de câncer. Já o PSA pode aumentar na presença de câncer, mas também quando há inflamação ou infecção da próstata, infecção urinária ou crescimento benigno da próstata – que é comum acontecer com o aumento da idade.
Para aqueles que têm parentes de primeiro grau que tiveram câncer de próstata, é antecipado esse check up anual em 5 anos, começando então aos 45 anos.

Sintomas do câncer de próstata 
Com a elevação da idade, os homens podem ter sintomas urinários característicos do envelhecimento. Esses podem incluir o enfraquecimento do fluxo urinário, aumento da frequência ao banheiro, tanto de dia como de noite, dentre outros. Isto não significa que eles têm câncer de próstata.

http://agazetadoacre.com/noticias/cancer-de-prostata-o-indice-da-longevidade-do-homem/

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.