Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

No Acre, energia elétrica tem aumento de 9,5%

O Natal está chegando e os acreanos ganharam mais um “presente”. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste médio de 9,49% para as tarifas da Distribuidora de Energia Eletroacre, durante reunião nesta terça-feira, 24 de novembro.
Segundo o assistente da diretoria Comercial da Eletroacre, Danilo Klein, os novos valores serão aplicados a partir do dia 30 de novembro, segunda-feira, para todos os municípios do estado. O aumento para os consumidores residenciais será de 9,17%, enquanto os industriais terão um reajuste de 10,7%.
“Todo ano nós temos um reajuste tarifário. Esse ajuste está ligado, principalmente, à questão da inflação, porque temos um aumento de custo, então é para rever os custos da concessionária. E também devido ao custo da energia, que não está ligado diretamente à inflação”, explicou Klein.
O assistente explica que dos 9,49%, apenas 3,39% é destinado à distribuidora de energia. Os 6,10% restantes estão relacionados aos aumentos do custo da energia, para cobertura dos encargos, tributos e componentes financeiros.
“Estamos passando por um momento crítico no Brasil, todos sabem. A falta de chuva tem um impacto grande nas contas, mas esse é um reajuste realizado todos os anos, e a cada quatro anos nós temos uma revisão tarifária”, justificou Klein.
A notícia pegou de surpresa o motorista José Maria, de 42 anos. Único membro da família com renda fixa, ela conta que no começo do ano pagava cerca de R$ 30 de energia elétrica. A última conta veio no valor de R$ 120. “Assim fica difícil. Tudo aumenta e nosso salário continua o mesmo valor. Com certeza vou ter que tirar outro orçamento para poder pagar a energia”, disse.
Mesmo cadastrado no programa Baixa Renda de energia elétrica, José não escapou do novo reajuste. “Sabe o que vai acontecer? Daqui uns dias todo mundo vai estar fazendo gato”, brincou o motorista.

http://agazetadoacre.com/noticias/no-acre-energia-eletrica-tem-aumento-de-95/

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.