Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Primeiros 10 meses de 2015 são os mais quentes registrados, diz relatório

Mês de outubro também bateu recorde de temperatura.
Estimativa foi divulgada nesta quarta-feira (18) por órgão americano.

Da France Presse
Banhistas lotaram a Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, para curtir o último dia do feriado prolongado (Foto: José Lucena / Futura Press / Estadão)Banhistas lotaram a Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, aproveitando o calor de 12 de outubro (Foto: José Lucena / Futura Press / Estadão)
Os primeiros dez meses de 2015 foram foram o período mais quente da história moderna, informaram nesta quarta-feira (18) cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), órgão do governo americano. O mês de outubro isoladamente também bateu o recorde de temperatura registrado para o mês .
"A temperatura global média nas superfícies terrestres e oceanos em outubro de 2015 foi a mais alta para esse mês desde que teve início o registro em 1880", indicou em seu relatório mensal a NOAA.
Estes dados implicam que 2015 se encaminha para ser o mais quente desde 1880, em um momento em que as preocupações pelo aquecimento global serão discutidas na Cúpula do Clima de Paris, de 30 de novembro a 11 de dezembro.
O relatório cita a intensidade do fenômeno El Niño, superaquecimento das águas de superfície do Pacífico, para explicar por que a temperatura da superfície do oceano registrada em outubro foi 0,85ºC mais alta do que média para a época do século 20.
Por ser conectado ao clima global -- associado a secas, tempestades e inundações em outros lugares -- essa anomalia causa preocupação. O atual El Niño já é o mais forte registrado nos últimos 15 anos, e segundo os meteorologistas já está "forte e maduro" em novembro.
O El Niño é causado por uma desaceleração dos ventos alísios, que sopram na direção oeste perto do equador. Na falta de algo que transporte o calor na direção do Índico, as águas do Pacífico ficam cozinhando ao sol, sem se moverem muito, e acabam mais quentes.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.