Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Família pede ajuda para criança que perdeu a mãe após parto no Acre

Thais Lavinia precisa de fraldas, leite e roupinhas.
Erivaldo Matos perdeu a esposa no dia 9, na Unidade Mista de Manoel Urbano.

Aline NascimentoDo G1 AC

Erivaldo Matos (Foto: Arquivo Pessoal)Erivaldo Matos diz que família não tem condições e
pede ajuda (Foto: Arquivo Pessoal)
Pai da  pequena Thais Lavinia, o montador de móveis Erivaldo Pereira de Matos, de 27 anos, diz estar passando dificuldades e pede ajuda com fraldas, leite e roupinhas para a filha recém-nascida.


A mãe da criança, Thais Mara do Nascimento, de 28 anos, morreu no último dia 9. Minutos após dar à luz a menina, que é a única filha do casal, na Unidade Mista de Manoel Urbano, cidade distante 215 km de Rio Branco .

O montador conta que a filha está sob os cuidados da família materna, mas salienta que os parentes são carentes.
"Ela toma um leite especial para recém-nascido, faltam fraldas e quase não tem roupinhas para ela. A família da minha sogra tem poucas condições, é muito grande, mas todos estão ajudando de alguma forma", afirma.


Justiça
Erivaldo Matos ainda acredita que a mulher tenha morrido por falta de equipamentos e assistência especializada na unidade de saúde. Inconformado, ele diz que pretende acionar o Ministério Público do Acre (MP-AC) para que o caso seja investigado.



"Dois dias depois da morte dela eu fui ao MP, mas a promotora não estava e fiquei de voltar depois. Quero justiça. É muito difícil a pessoa morrer assim sem tem nenhuma doença", afirma.

Ao G1, a gerente da unidade de saúde, Maria Socorro Santos, disse que reconhece o direito do pai de querer informações sobre a morte da esposa e afirma que a unidade deve apresentar os laudos e procedimentos realizados na paciente assim que for solicitado por algum órgão.


"O Ministério da Saúde não preconiza que as unidades devam ter banco de sangue, mas utilizamos o 'plasmir'. Ele [plasmir] substitui o sangue e ela [mãe] tomou quatro bolsas. Seguimos todos os protocolos e seguimos tudo à risca. Não temos porque esconder nenhuma informação", detalha.

Os interessados em doar roupas, alimentos e fraldas para a pequena Thais Lavinia pode entrar em contato pelo telefone (68) 9968-2402 e falar com o pai da menina.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.