Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Friale avisa: friagem chega no domingo, com fortes ventanias, e despenca a temperatura no Acre


Uma intensa massa de ar frio, de origem polar, em formação na Antártica, provocará uma forte onda de frio que avançará rapidamente pelo Brasil e atingirá o Acre, Rondônia, Mato Grosso e o sul e sudoeste do Amazonas, no próximo domingo, 22 de maio de 2016.
Será a sétima frente fria do ano, na Amazônia Ocidental, mas a segunda a provocar uma friagem, que será tão ou mais intensa do que a primeira que ocorreu no fim de abril.
No leste e no sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia, a forte frente fria chega, com ventos intensos, durante a tarde ou nas primeiras horas da noite do domingo e, ao amanhecer de segunda-feira, dia 23, a temperatura já estará oscilando entre 14 e 16ºC, em Rio Branco e Brasileia, porém, devido aos ventos intensos e ininterruptos que estarão soprando da direção sudeste, a sensação térmica, para quem estiver exposto a esses ventos, será inferior a 10ºC.
Em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, os ventos da friagem começarão a chegar, na manhã de segunda-feira, enquanto em Mato Grosso, na região do Pantanal, chegará já nas primeiras horas de domingo.
Na segunda-feira, dia 23, mesmo durante o dia, a temperatura máxima ficará abaixo de 19ºC, em boa parte do Acre, do sul e oeste de Rondônia e na região de Cuiabá.
O frio continuará intenso na terça-feira, mas as temperaturas diurnas começarão a subir a partir da quarta-feira.
No entanto, outra frente fria, ainda a ser confirmada, poucos dias depois, poderá provocar mais uma friagem na Amazônia Ocidental, fazendo com que as temperaturas fiquem baixas até o final do mês de maio.
ALERTA DE VENTOS PERIGOSOS
Friale alerta para a chegada de ventos fortes, com rajadas que poderão ultrapassar 60km/h, em alguns pontos mais altos. Poderão ocorrer, também, chuvas fortes, mas localizadas, e muitas descargas elétricas, no próximo domingo, no Acre, em Rondônia e no sul e sudoeste do Amazonas. Eventual queda de granizo não está descartada e poderá ocorrer, principalmente, em pontos do leste e do sul do Acre.
Assim, em alguns pontos vulneráveis, será alta a probabilidade de ocorrência de sérios transtornos à população, como queda de fios elétricos, galhos e árvores, destelhamento de edificações e inundação repentina de ruas, além do perigo dos raios.

ac24horas

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.