Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

'Pedi que tirassem meu filho', diz mãe de bebê que nasceu morto n

Mãe acusa maternidade de negligência e diz que filho era "perfeito".
Bebê morreu na tarde de quinta (28) após mãe esperar dois dias pelo parto.

Iryá RodriguesDo G1 AC

Mãe de bebê que nasceu morto diz que pediu que tirassem o filho antes que algo acontecesse (Foto: Cássia Cristina/Arquivo pessoal)Mãe de bebê que nasceu morto diz que pediu que tirassem o filho antes que algo acontecesse (Foto: Cássia Cristina/Arquivo pessoal)
Abalada e ainda em choque com a perda do filho, a estudante Cássia Cristiana Souza da Costa, de 22 anos, conta que pediu várias vezes que os médicos e enfermeiros tirassem o bebê, antes que algo pior pudesse acontecer. O filho de Cássia nasceu morto na tarde de quinta-feira (28), na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, após quase 48 horas de espera para o parto ser realizado, segundo a estudante.
"Por muitas vezes pedi que tirassem meu filho. Parecia que eu estava sentindo que iria acontecer alguma coisa. Estava muito fraca, sangrando e perdendo líquido. De repente ficou cheio de médicos e enfermeiros, me levaram correndo para a sala de cirurgia e lá, não ouvi choro, me medicaram e depois apaguei", lembra a estudante.
A mãe do bebê diz que não pôde ver o filho, e, entre lágrimas, diz que ele era uma criança perfeita, e que não morreu por nenhuma doença. Esse seria o primeiro filho de Cássia, e ela afirma que houve negligência médica no atendimento que recebeu na maternidade da capital acreana.
"Queria muito ter visto ele, porque passei oito meses imaginando como ele seria, como seria o rostinho. Meu filho nasceu e me disseram que ele já estava morto. Ele estava perfeito, todo formado, o coração batia perfeitamente. Meu filho não morreu porque tinha que morrer. Se viram que eu não dilatei com medicação, era para eu ter ido para o centro cirúrgico tirar", conta.
Saúde diz que morte 'não fugiu da realidade do hospital'
A equipe médica responsável pelo caso do bebê considerou o óbito uma fatalidade. Em coletiva, realizada na sexta-feira (29), no Hospital da Criança, em Rio Branco, a equipe disse que foram feitos todos os procedimentos para que a criança fosse retirada com vida. Porém, a direção técnica afirmou que o que ocorreu não fugiu da realidade do hospital.

O diretor técnico da Maternidade Bárbara Heliodora, José Everton, explica que nada fugiu da rotina do hospital. "Sempre revisamos os prontuários para melhorar os serviços e tudo serve de aprendizado. Caso seja comprovado algum erro, será corrigido. Até o momento não temos isso", alega.
Ele disse ainda que, por se tratar de um bebê prematuro, o mais recomendado era aguardar a mãe dilatar e ter parto normal. Ele explica que a equipe ficou acompanhando os batimentos cardíacos do bebê, para ver se tinha alguma alteração.
Marido conta que Cássia Souza aguardava ansiosa a chegada do primeiro filho  (Foto: Cássia Souza/Arquivo pessoal )
Cássia Souza diz que imaginava como seria rosto do
primeiro filho (Foto: Cássia Souza/Arquivo pessoal )
Entenda o caso
A espera ansiosa de conhecer o rostinho do filho se transformou em momentos de tristeza e angústia para o motorista Leomar Olivera, de 32 anos, e sua esposa, Cássia Cristina, de 22 anos.

O casal acusa a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, de negligência médica por seu filho ter nascido morto na última quinta (28).
Oliveira conta que a equipe médica esperou por quase 48 horas para realizar o parto da esposa que estava grávida de oito meses.
O motorista diz que a esposa chegou na maternidade com a bolsa estourada prematuramente na noite de terça (26), porém, apenas na tarde de quinta (28) o bebê foi retirado. Revoltado, o motorista registrou um boletim de ocorrência e diz que pretende acionar o Ministério Público Estadual (MP-AC) para apurar o caso.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.