Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Feijó e Tarauacá lideram ranking de focos de calor no Acre, segundo IMC

Em todo o estado foram registrados 7.764 focos de janeiro até 4 de agosto.
Tarauacá aparece em segundo lugar no ranking, seguido por Rio Branco.

Quésia MeloDo G1 AC
Tarauacá é o segundo município no ranking de focos de incêndio no Acre (Foto: Divulgação/Batalhão de Policiamento Ambiental)Tarauacá é o segundo município no ranking de focos de incêndio no Acre (Foto: Divulgação/Batalhão de Policiamento Ambiental)
Os municípios de Feijó e Tarauacá lideram o ranking de focos de calor no Acre, segundo dados divulgados pelo Instituto de Mudanças Climáticas (IMC). Em todo o estado, de acordo com os dados, foram registrados 7.764 focos de janeiro até 4 de agosto de 2016.
Feijó registrou um total de 128 ocorrências de 1 de janeiro a 4 de agosto de 2016. Enquanto que em Tarauacá, no mesmo período, foram registrados 102 focos de calor.


Ainda no ranking, a capital acreana aparece na terceira colocação, com 94 focos, Sena Madureira com 67 e Cruzeiro do Sul com 57 ocorrências, em 2016.

"Pode-se dizer que Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Rio Branco e Cruzeiro do Sul são os municípios que hoje estão com maior criticidade no estado. Acompanhamos tudo e vários técnicos fazem relatórios de suporte para que sejam tomadas as decisões em relação a esse período", explica a diretora técnica do IMC, Vera Reis.
Na lista das cidades que apresentam menos  focos de calor aparecem Assis Brasil ,com seis registros até agosto, seguido por Jordão com 12, Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgocom 13, e Porto Walter com 14 focos.
Vera explica ainda que a situação dos municípios é acompanhada em tempo real com dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Além disso, nos casos em que são confirmados incêndios, o órgão diz atuar de forma integrada com o Batalhão Militar de Policiamento Ambiental.
Incêndio atingiu uma área verde na Estrada da Floresta  (Foto: Dayane Leite/Arquivo pessoal )
Julho foi mês mais crítico de queimadas no Acre
(Foto: Dayane Leite/Arquivo pessoal )
Julho foi mês crítico no Acre
Os dados mostram ainda que o mês de julho deste ano foi um dos mais críticos para o estado.


Em Feijó, por exemplo, foram registrados 112 focos de incêndio no período. Em Tarauacá foram 87 e em Rio Branco um total de 82.

A região do Baixo Acre foi responsável por 223 focos, seguido por Tarauacá/Envira com 208, Purus com 124, Juruá com 95 e Alto Acre com 68. Os números totalizam 718 focos registrados em apenas um mês.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.