Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

No AC, aposentado colhe mandioca de quase 1,4 metro e mais de 11 kg

13/08/2016 10h58 - Atualizado em 13/08/2016 10h58

No AC, aposentado colhe mandioca de quase 1,4 metro e mais de 11 kg

'É uma anormalidade’, diz engenheira agrônoma da Seaprof.
Raiz foi colhida em horta na casa do aposentado em Rio Branco.

Yuri MarcelDo G1 AC

Uma mandioca medindo 1,34 metro e pesando quase 12 quilos surpreendeu o agricultor aposentado Jacinto Mendes França, de 68 anos. A raiz foi colhida na sexta-feira (12) em uma pequena horta montada por ele em casa, no bairro Plácido de Castro, em Rio Branco. Um vídeo feito por ele mostra o momento da colheita.
Mandioca foi colhida em horta no quintal do aposentado (Foto: Arquivo pessoal)
Mandioca foi colhida em horta no quintal do
aposentado (Foto: Arquivo pessoal)
O pé de mandioca foi plantado há um ano e seis meses, desde então, segundo França, já havia dado outras três raízes de tamanho considerável, nenhuma, porém, como essa.

“Fiquei achando graça, nunca vi assim. Essa daqui dá para comer mais de uma semana e ainda sobra macaxeira”, conta rindo.

Ele diz ainda que a mandioca, ou macaxeira, como a raiz é mais conhecida na região, tem ainda quase 50 centímetros de circunferência e pode ser consumida. “Já cozinhei e ela ainda é gostosa”, afirma.

‘Anormalidade’
Mestra em produção vegetal e coordenadora da Cadeia Produtiva da Mandioca na Secretaria de Agricultura e Produção Familiar do Acre (Seaprof), a engenheira agrônoma Palmira Oliveira diz que a raiz colhida pelo aposentado realmente impressiona. O normal, segundo ela, é que a mandioca comum chegue a até 8 kg.

“Já nos deparamos algumas vezes com produtores aqui do Acre que conseguiram uma variedade que deu assim. É uma anormalidade, por isso a gente gosta de pegar a mandioca, cortar, fazer um cozimento. Porque ela não fica normal”, salienta.

Palmira disse ainda que deve entrar em contato com o aposentado para poder fazer um estudo sobre a planta e tentar multiplicar a experiência.

Enquanto isso, França diz que, por enquanto, não quer cavar mais em busca de outras raízes para não correr o risco de derrubar o pé.

  •  
Agrônoma diz que tamanho da raiz é anormal (Foto: Arquivo pessoal)Agrônoma diz que tamanho da raiz é anormal (Foto: Arquivo pessoal)

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.