Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Durante ataques no AC, grupo grava vídeo falso de facção e 2 são presos

Ronilson da Silva e Talisson Gomes foram presos nesta sexta-feira (19). 
Nas imagens, jovens fazem ameaças de incêndios e a policiais.


Em meio à onda de ataques em Rio Branco, os jovens Ronilson Rodrigues da Silva, de 20 anos, e Talisson Gomes, de 19 anos, foram presos, na madrugada desta sexta-feira (19), por gravarem e divulgarem um vídeo com ameaças de atentados e a policiais. Os dois, no entanto, alegaram que a gravação tratava-se apenas de uma "brincadeira de mau gosto".
Uma série de ocorrências foi registrada, desde a quarta-feira (17), na capital acreana, motivadaapós a morte de um assaltante em uma troca de tiros com a Polícia Militar. Apenas na terceira noite de ataques, na quinta-feira (18), houve o registro de quatro ocorrências, 12 pessoas presas e dois menores apreendidos.
As imagens do vídeo falso, gravado em uma casa no bairro São Francisco, mostram ao menos 11 pessoas encapuzadas. Um dos participantes diz que o grupo faz parte de uma facção criminosa e faz ameaças a policiais.
"Mataram nosso irmão, vamos fazer o bagulho ferver e tacar fogo na cidade. Tá [sic.] ouvindo né [sic.], polícia, a hora de vocês está chegando", falou.
Na Delegacia de Investigação Criminal (DIC), onde foram apresentados, Gomes disse que eles começaram a gravar o vídeo depois de terem bebido. Segundo o jovem, a ideia foi de outro homem que também aparece nas imagens.
"Na hora que fomos fazer isso estávamos sob efeito de bebida e de droga. Só coloquei o capuz para não ver minha cara, mas não adiantou. A ideia foi de um meliante que tava [sic.] mais bêbado que nós tudo [sic.]", afirmou.
Na ocasião, Silva pediu perdão. "Nós estava [sic.] tudo [sic.] bêbedo e drogado. Foi uma brincadeira de mau gosto. Nós pede [sic.] perdão. Desculpa por ter falado aquilo, foi inocentemente. A gente só conhece a facção pelo jornal", acrescentou.
A Polícia Civil informou, por meio da assessoria de comunicação, que os dois devem responder por ameaça e apologia ao crime. Eles devem ser conduzidos para audiência de custódia, onde o Poder Judiciário decide sobre a manutenção ou não da prisão.
Museu inêndio  (Foto: Divulgação/assessoria FGB)Ataques a imóveis tiveram início na quarta-feira (17) em Rio Branco (Foto: Divulgação/assessoria FGB)
Início dos ataques
A onda de atentados iniciou após Macio Pires Teles do Nascimento, de 18 anos, morrer em uma troca de tiros com a polícia no bairro Vila Acre. Nascimento teria feito uma família refém durante um assalto e, ao tentar fugir, entrou em confronto com a PM, que acabou revidando. Inicialmente, a polícia informou que o assaltante era menor de idade, mas depois o Instituto Médico Legal (IML) confirmou a identidade de Nascimento.

Após uma madrugada com nove ocorrências, entre elas a perda total do arquivo cultural do Parque Capitão Círiaco, o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, anunciou o reforço de 373 membros das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal (PRF), Exército, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTrans). Representantes do Ministério Público (MP-AC) e do Judiciário participam da operação.
Na segunda noite, na quinta-feira (17), cinco cidades acreanas sofreram algum tipo de atentado, segundo informações da Segurança Pública. Ao todo, houve o registro de 16 ocorrências e 34 foram presas suspeitas de envolvimento nos ataques.
Dupla foi presa por ameaça e apologia ao crime após gravarem vídeos durante atentados no AC (Foto: Iryá Rodrigues/G1)Dupla foi presa por ameaça e apologia ao crime após gravarem vídeos durante atentados no AC (Foto: Iryá Rodrigues/G1)

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.