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Acre aumenta índices no Ideb, mas fica abaixo de metas gerais do MEC

Estado está acima da meta nos anos iniciais do ensino fundamental.
Ideb foi divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação.

Do G1 AC

O desempenho do ensino na rede pública estadual do Acre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) aumentou em 2015, mas ainda segue abaixo da meta geral estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o ciclo final do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio. O Ideb nacional foi divulgado nesta quinta-feira (8).

No ensino médio, o índice do Acre aumentou de 3,3, em 2013, para 3,6 no ano passado. A meta geral, entretanto, foi estipulada em 3,9. Já nos anos finais do ensino fundamental o índice passou de 4,3 para 4,4, também abaixo da meta, estabelecida em 4,6.

O único ponto em que o estado permanece acima do objetivo se refere aos anos iniciais do ensino fundamental. O MEC estabeleceu a meta em 4,7, enquanto o Acre passou de 5 para 5,3.

Para o secretário de Educação do estado, Marco Brandão, no entanto, o resultado é considerado positivo. "Se nós pegarmos os dados que foram divulgados hoje pelo Ministério da Educação, os dados gerais, nós vamos observar que, naquilo que é competência do estado e dos municípios nós tivemos um crescimento geral. Apesar de todas as situações adversas que nós tivemos, no ano passado”, afirma.

Brandão cita a enchente histórica de 2015, que provocou o cancelamento de aulas e, em alguns casos, o fechamento de escolas para reforma, como exemplo de problema que poderia ter causado mais danos ao desempenho dos estudantes do estado.

“Todo o trabalho que foi feito depois, não só de infraestrutura, mas, sobretudo, de acompanhamento pedagógico, surtiu o efeito que nós esperávamos. Ou seja, nós garantimos que, a despeito de todas essas adversidades, que a qualidade do ensino continuasse crescendo", enfatiza.

Ideb
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes pública e privada. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em consideração dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.

A Prova Brasil avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, de 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano), e no terceiro ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2022.

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