Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Uma em cada três pessoas culpa mulher em casos de estupro, diz Datafolha

Um em cada três brasileiros acredita que a culpa do estupro é da própria vítima. É o que diz a pesquisa da Datafolha divulgada nesta quarta-feira (21), na qual foram ouvidos pessoas em 217 cidades brasileiras. O número de entrevistados representa 33,3% da população brasileira.
Segundo os dados, 42% dos homens entrevistados concordam que “mulheres que ‘se dão ao respeito’ não são estupradas”, e o pior: 32% das mulheres, que são a maioria entre as vítimas, também concordam com essa afirmação. 30% dos homens concordam que se a mulher usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada.
Militante feminista, a acreana Ana Luíza afirma que estes números não são surpresa para o movimento: “Quando li a pesquisa fiquei triste, mas não surpresa, pois a gente que participa do movimento feminista está vendo de perto essa violência, sabe que a culpa sempre é colocada na mulher de alguma forma”, infelizmente.
A pesquisa aponta ainda que 85% das mulheres temem sofrer violência sexual, esse medo é maior no Nordeste: 90% das mulheres temem pela segurança.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, organização não governamental (ONG) que formula análises e pesquisa as estatísticas sobre a violência no país, revelam que uma mulher é estuprada no Brasil a cada 11 minutos, se levarmos em consideração que nem todos os casos de estupros são registrados, este número pode ser maior.
frase-esturpo2-1474405666820_615x178
Mesmo com esta estatística alarmante, grande parte da população ainda culpa a vítima pelo crime sofrido. Os brasileiros com 60 anos ou mais e os que cursaram apenas o ensino fundamental são maioria dentre os que acreditam que a mulher tem culpa pelo estupro sofrido, 44% dos idosos alegam que mulher com roupa curta não pode reclamar de estupro e 47% dos brasileiros que cursaram apenas o Ensino Fundamental concordam.
A região que concentra a maior parte das pessoas que concordam que a mulher vítima de estupro é, de alguma forma, responsável pela violência sexual sofrida é a Norte com 38%.
Mas pensar que este pensamento machista é predominante apenas em pessoas mais velhas é um erro, já que a pesquisa da Datafolha mostra que 23% dos que culpabilizam a vítima são jovens com idade entre 16 e 34 anos.
frase-estupro1-1474405563858_615x181
A jornalista Anne Nascimento disse que os números apresentados na pesquisa são reflexo da cultura de estupro em que os homens são submetidos desde a infância: “Os meninos, enquanto crianças, são ensinados culturalmente que têm de ter um número superior de parceiras sexuais para provar sua masculinidade, enquanto mulheres pouco se conversam com elas. Vejo nesses 42%, o quanto a nossa cultura ainda privilegia os homens, que aprendem até hoje que mulher foi feita pra saciar suas vontades” .
Entre os entrevistados, a maioria acredita que as leis brasileiras protegem os estupradores, e não a vítima. Além disso, 51% afirmaram não acreditar que a Polícia Militar (PM) esteja preparada para atender mulheres vítimas de violência sexual.
Para Ana Luíza, o resultado da pesquisa é ainda o reflexo da sociedade machista e patriarcal que vivemos, onde os direitos das mulheres são constantemente oprimidos: “Estamos em 2016, e mesmo com toda tecnologia e acesso à informação que as pessoas tem, ainda temos muito o que fazer para mudar isso, acredito que é uma mudança lenta e gradual, nós temos um trabalho de ‘formiguinha’ tocando as pessoas próximas e essas pessoas vão tocando outras e assim a gente espera que um dia esses números sejam diferentes”, infelizmente.
datafolha

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.