Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Jovem de 15 anos é morto durante troca de tiros com PM no AC

Adolescente teria ligação com grupos criminosos. 
PM desarticulou reunião que planejava onda de crimes em Rio Branco.

Iryá RodriguesDo G1 AC

Werlen de Freitas Brito foi morto durante troca de tiros com a polícia  (Foto: Arquivo da família)Werlen de Freitas Brito foi morto durante troca de
tiros com a polícia (Foto: Arquivo da família)
O adolescente Werlen de Freitas Brito, de 15 anos, morreu após  levar um tiro durante uma perseguição policial na noite desta sexta- feira (21), na região do Segundo Distrito de Rio Branco. Segundo informações da polícia, o adolescente participava de uma reunião que planeava crimes na capital.
Muito abalada, a mãe do adolescente estava no Instituto Médico Legal aguardando a liberação do corpo, mas não quis se identificar. Sem querer falar sobre as acusações contra o filho, ela se limitou a dizer que não sabe o que aconteceu.
O tenente-coronel Ezequiel Bino afirma que o menor estava com outros 8 criminosos que foram presos. Eles estariam em uma reunião de planejamento de crimes de uma facção criminosa em uma residência na Baixada da Colina e ao perceberem que estavam sendo observados pela polícia, saíram em fuga.
Os suspeitos estavam em dois táxis e seguiram para a região do Segundo Distrito e furaram um bloqueio da polícia. No momento, houve troca de tiros e quatro pessoas ficaram feridas, entre elas os dois menores.
A polícia também confirmou que os dois taxistas, acusados de apoiarem a fuga do bando, tinham participação nos crimes. "Eles já estavam sendo monitorados e sabíamos que pegariam esses dois veículos para algum destino para atividades criminosas. Foram seguidos e, após perceberem que estavam sendo seguidos, empreenderam fuga e trocaram tiros com a polícia", diz o tenente-coronel.
O taxista ainda chegou a furar uma barreira policial antes de parar. O jovem de 15, que estava no grupo, morreu no local. Uma outra criança de oito anos está internada em estado grave no Hospital da Criança, em Rio Branco.
Briga de facções no Acre
Desde domingo (16), o Acre registra uma onda de execuções que, segundo o secretário da Segurança, Emylson Farias, tem ligação com a briga entre duas facções rivais. O estopim dessa guerra aconteceu na noite de terça-feira (18), quando ao menos 25 criminosos de um grupo organizado armaram uma emboscada para matar presos do semiaberto ligados a uma facção rival. Quatro pessoas foram feridas e apenas um criminoso preso.

O ataque aconteceu na Unidade Prisional 4 (UP4), quando os presos voltavam para dormir na unidade. No dia seguinte, o governo acionou 500 homens do Exército, destes 200 ficaram em Rio Branco e o restante em cidades da fronteira. Além disso, os 380 da chamada "Papudinha" foram  liberados do pernoite até esta sexta-feira (21).
O presídio Francisco D'Oliveira Conde (FOC) também registrou um início de motim na quarta-feira (19). O motim iniciou no pavilhão I, dentro do"Chapão", onde ficam os sentenciados. A assessoria do Iapen confirmou que um grupo de presos começou a bater nas grades e a gritar, mas a situação foi contida a tempo. A visita íntima foi suspensa devido ao ataque registrado na noite anterior.
Na quinta-feira (20), uma briga durante o banho de sol no FOC deixou um ferido em Rio Branco. A Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sesp-AC) informou que os presos usaram estoques durante a confusão no pátio da unidade.
No mesmo dia, durante a entrega de marmitas no presídio, os presos se rebelaram e tomaram conta de três pavilhões da FOC. Agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) entraram na unidade e, inicialmente, conseguiram retomar os pavilhões L e K. O Pavilhão J foi o último a ser controlado. Após a rebelião, em coletiva, o governo afirmou que dois carcereiros foram presos sob suspeita de fornecer armas para presos atuarem no complexo.
No total, quatro presos morreram. Um chegou a ser socorrido no Hospital de Urgência e Emergência, mas não resistiu. Além disso, 19 ficaram feridos.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.