Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Horário de verão inicia neste domingo (16); veja o que muda no Acre

rp_fuso-horário-300x224.jpg
O horário de verão entra em vigor à 0h deste domingo (16) em 10 estados brasileiros e no Distrito Federal (DF) e se estende até o dia 19 de fevereiro do próximo ano.
Apesar de o Acre não fazer parte dos estados que vão mudar o horário, passa a ficar com uma diferença de três horas em relação ao horário de Brasília. Confira como ficam alguns serviços:
Voos
Os aeroportos não devem sofrer modificação no horário de funcionamento. Existem mudanças apenas nos horários de voos. Em nota, a Latam Airlies informou que as chegadas e partidas das aeronaves nas regiões Norte e Nordeste serão antecipadas em uma hora.

Por isso, a empresa recomendou que os passageiros fiquem atentos aos horários de embarque. “Os bilhetes para todos os voos domésticos e internacionais operados após a zero hora do domingo já foram processados e emitidos pela campanha com os horários corretos”, disse.
A Gol Linhas Aéreas, que também opera no estado, pediu atenção aos passageiros e afirmou que todos os bilhetes, “tanto os já adquiridos quanto as novas emissões, apresentam a hora local, sendo o embarque no horário da cidade de origem e o desembarque de acordo com a cidade de destino”.
A companhia acrescentou que os clientes “sempre devem seguir o horário local da cidade e o indicado em seu bilhete para programar sua viagem”.
Serviços bancários
Sobre as agências bancárias, o Sindicato dos Bancários do Acre (Seeb-AC) informou que nada deve ser alterado no horário de atendimento aos clientes no estado acreano. Por isso, os bancos continuam abrindo as portas às 8h e fechando às 13h.

Exames e concursos
Como o Acre passar a ter uma diferença de três horas em relação à Brasília, candidatos que vão prestar concursos públicos ou exames de abrangência nacional devem ficar atentos aos horários de abertura dos portões.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas vão ser aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro deste ano, terá a abertura dos portões às 9h no horáio local (12h horário de Brasília) e fechamento às 10h (13h em Brasília). As provas têm inicio às 10h30 (13h30 horário de Brasília).
Economia
Com o horário do verão, o governo federal estima que deve economizar R$ 147,5 milhões, valor que representa o custo evitado em usinas térmicas por questões de segurança elétrica e atendimento à ponta de carga no período de vigência do horário de verão.

O horário diferenciado vale para os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, além do DF.
Entre os objetivos está a redução da demanda durante o horário de pico, que vai normalmente das 18h às 21h. Com o horário de verão, a iluminação pública, por exemplo, é acionada mais tarde, deixando de coincidir com o horário de consumo da indústria e do comércio.
Fonte: G1 Acre

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.