Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

TCE lança ferramenta para avaliar gestão nos municípios

091216-politica-tce-ferramenta
Índice de planejamento foi baixo no Acre
O Tribunal de Contas do Estado tem agora uma nova ferramenta para saber onde os municípios apresentam maiores dificuldades para ter uma boa gestão. Por outro lado, os prefeitos recém-eleitos, vão poder saber onde o município precisa de mais investimentos.
O índice de efetividade da gestão analisa 230 itens da administração usando como base a última prestação de contas. Quanto ao quesito planejamento a nota dos 22 municípios do Acre foi a mais baixa. Segundo o índice estipulado pelo Instituto Rui Barbosa, idealizador do programa, as cidades acreanas estão em baixo nível de adequação.
Na parte de meio ambiente, com exceção de Rio Branco, o restante dos municípios ficou com baixo nível de investimentos. Essas informações serão repassadas aos prefeitos para que possam estruturar melhor o que vão fazer a partir de 2017, quando assumirem as prefeituras.
“Eles vão ter uma informação a mais e muito importante para que possam ter uma administração montada verdadeiramente onde estão os gargalos de seu município. Vamos ajudá-los nesse ponto, espero que sigam”, disse Naluh Gouveia, presidente do TCE.
Uma equipe do TCE vai analisar cada item reprovado e apresentar os detalhes aos gestores. Alguns setores pesam na nota, como: saúde, educação, a parte fiscal e claro, o planejamento.
agazeta.net

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.