Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Ufac oferta curso de EAD para formar professores de matemática em municípios no interior

Ao todo 200 vagas foram abertas pela Ufac em Xapuri, Acrelândia e Sena Madureira. Feijó deve receber curso de EAD na área de matemática em 19 de agosto.

Por Quésia Melo, G1 AC, Rio Branco
Objetivo é formar professores para atuarem em áreas com poucos profissionais de ensino (Foto: Mágila Campos/Secom)
A Universidade Federal do Acre (Ufac) iniciou um curso de Educação à Distância (EAD) para formar professores de matemática nos municípios de Acrelândia, Xapuri e Sena Madureira. O coordenador do Núcleo de Interiorização e Educação a Distância (Niead), Luiz Matos, diz que a ideia é dar oportunidade às pessoas que não tinham como se deslocar desses municípios para fazer o curso de graduação em matemática nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

“Poucas pessoas que têm a oportunidade de fazer um curso superior pela Ufac tem que seguir para Rio Branco ou Cruzeiro do Sul. Isso envolve custos, pois a pessoa precisa pagar aluguel, transporte e fica longe da família. Agora elas vão ter a oportunidade de fazer uma graduação na cidade delas com o apoio dos professores de Rio Branco e tutores que tem formação na área”, explica.

Os alunos que se graduarem no curso de licenciatura em matemática devem atuar no ensino básico. Ao todo, foram disponibilizadas 200 vagas para o primeiro semestre letivo de 2017 nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) distribuídos nos municípios de Acrelândia, Feijó, Sena Madureira e Xapuri.

Cada um dos polos abriu 50 vagas e os locais são mantidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), UAB, governo estadual e prefeitura dos municípios. Matos diz que desde 2005 eles estudam colocar o EAD em prática. Desde então, fizeram projetos e capacitações.

“O EAD hoje prioriza a formação de professores, principalmente com curso de licenciatura em áreas críticas onde faltam professores e isso inclui as áreas de matemática, física e inglês. Isso é importante, pois a própria Educação mostrou essa carência para nós através de dados”, diz.
Posteriormente, a Ufac vai ofertar o curso EAD para formar docentes na área de física no município de Feijó. O curso, segundo a universidade, já foi aprovado pelo Conselho Universitário e é uma das demandas mais requisitadas pelos municípios do interior.

“A gente já começou o EAD com áreas que por si só. Tem a questão de as vezes formar poucas pessoas, então, queremos despertar a formação dessas pessoas de forma interessante e lúdica para que a pessoa aprenda e passe esse conhecimento adiante. Esperamos que todos terminem o curso, houve um grande investimento e queremos que todos agarrem essa oportunidade”, finalizou o gestor.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.