Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Maioria da bancada do Acre votou contra mudança no sistema de eleição de deputados e vereadores

A maioria da bancada de parlamentares federais do Acre votou contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera o sistema de eleição de deputados e vereadores. Os deputados Alan Rick (DEM), Raimundo Angelim (PT), Léo de Brito (PT) e Moisés Diniz (PCdoB) disseram não ao “distritão”, enquanto Flaviano Melo (PMDB), Jéssica Sales (PMDB) e Major Rocha (PSDB) votaram sim para mudança.
A proposta que tinha como principal objetivo instituir o “distritão” foi rejeitada por ampla maioria de votos na Câmara dos Deputados. Apenas 205 deputados apoiaram a alteração, outros 238 foram contrários. Para que a proposta avançasse, eram necessários pelo menos 308 votos. A proposta não foi bem recebida no meio político acreano. Alguns afirmavam que o “distritão” favorecia quem já tinha mandato.
No atual sistema, a eleição de deputados estaduais e federais e vereadores é proporcional. Os candidatos podem ser eleitos apenas com seus votos ou com a soma destes mais a parcela que lhe cabe dos votos recebidos pelo partido. No “distritão”, apenas os mais votados em cada estado ou município seriam eleitos e a “sobra” dos votos individuais não beneficiaram nenhum outro candidato.
Veja como votou a bancada do Acre
Alan Rick                DEM       Não
Angelim                  PT            Não
Flaviano Melo     PMDB   Sim
Jéssica Sales          PMDB   Sim
Leo de Brito         PT            Não
Moisés Diniz        PCdoB   Não
Rocha    PSDB                        Sim
Total Acre: 7
ac24horas

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.