Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Aneel autoriza aumento e Acre terá energia mais cara a partir de dezembro

Em sessão realizada ontem, os conselheiros da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovaram o reajuste da tarifa da Eletrobras Acre em 2,65% para os consumidores residenciais. A decisão deverá ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias e passa a valer a partir do dia 30.

Foto: Ilustração
Segundo a votação, os consumidores de alta tensão tiveram um aumento de 3,6%. Os novos valores não levam em conta ainda a bandeira tarifária, que ainda aumenta ainda mais o valor a pagar pelo consumidor.
O cálculo leva em consideração os custos associados à prestação do serviço, o valor pago pela aquisição e a transmissão de energia elétrica, os encargos pagos pelo setor e a atualização do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), que possui uma prévia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para novembro de 0,37%.
No ano passado, o reajuste para consumidores residenciais chegou a 8,46%, sendo que as indústrias tiveram uma elevação 7,34%.
Em anos anteriores, toda a tramitação do processo poderia ser verificada por meio do site da Aneel, mas desde 2016, mesmo com cadastro, os relatórios e as decisões são conhecidas apenas após a divulgação no site da Agência.
A Eletrobras Acre, que corre o risco de ser privatizada, possui atualmente 257.725 medidores (unidades consumidoras) espalhados pelo Estado.
Freud Antunes
jornalatribuna

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.