Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Sinal analógico de TV será desligado em agosto de 2018 e deve afetar 400 mil pessoas em Rio Branco

Para acessar transmissão digital é preciso ter um televisor com conversor embutido ou instalar um conversor em TV ‘s antigas.

Por Jornal do Acre 2ª Edição
Mudança deve ocorrer em agosto de 2018 em Rio Branco  (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre )
Ainda a em funcionamento, o sinal analógico de televisão deve ser desativado em Rio Branco já no próximo ano.

A previsão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é de que o encerramento do modelo televisivo que ainda prevalece na maioria das casas da capital seja feito a partir do dia 14 agosto de 2018.

A TV analógica, característica de aparelhos televisivos barulhentos e cheios de comandos, tem a imagem cheia de chuviscos e som repleto de ruídos. Já a TV digital, inaugurada no Brasil em 2007, utiliza aparelhos mais modernos de transmissão.

Som e imagem gerados por esses equipamentos chegam até a casa do telespectador sem chuviscos, ruídos ou qualquer outra interferência externa.

Apesar de não estar distante, muita gente não sabe que isso vai acontecer. É o caso do agricultor Josimar Elias dos Santos. Dono de um televisor antigo, ele ficou preocupado com o avanço do sinal digital e teme não assistir aos jogos de futebol. “Devia deixar como está. Tem muita gente que não tem nem condições de comprar um pão para comer, imagine um conversor”, diz.

E a situação também preocupa o comerciante Altevi de Souza Lima. Ele tem uma televisão no mercadinho que é proprietário. Ele lembra que se não comprar uma televisão mais atual, vai ter que instalar o conversor digital [aparelho usado em televisões que não estão aptas a receber o sinal digital] na TV do comércio e, também, no televisor de casa. “Vai ficar ruim, sem dúvida”, diz.

Juliana dos Santos, engenheira especialista em transmissões de TV, explica que ninguém vai ficar sem assistir televisão. O que muda é o tipo de sinal que vai chegar às casas dos telespectadores. Ela lembra que o sinal digital vai ser o único disponível após o desligamento do analógico.

“É um sinal com muito mais qualidade. Ele não tem chuviscos, não tem sombra e é de alta definição”.

A engenheira fala ainda o que o telespectador precisa fazer para receber o sinal digital. “Ele tem de verificar se a sua televisão tem uma entrada digital. Se tiver, é só ele instalar uma antena UHF externa e fazer a busca do canal. Se não tiver, ele precisa instalar a antena e incluir um conversor, que vai converter o sinal digital em analógico para receber na sua televisão”, finaliza Juliana.

Pelo menos 400 mil pessoas devem ser afetadas pela desativação do sinal analógico em Rio Branco. Em todo o Brasil, o sinal analógico já foi desligado em quase 80 cidades. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações prevê que o encerramento do sinal analógico seja feito em mais de 1300 cidades do país até o ano que vem.


Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.